terça-feira, 28 de abril de 2009

Utilidade Pública - Gripe Suína

Ah nem... muito chata e muito triste essa notícia dessa gripe se espalhando. Eu morro de medo desses bichinhos mínimos e tão poderosos acabarem com a gente um dia... credo, isola!

Essa notícia me preocupou mais ainda quando lembrei que daqui uns diazinhos mami, papi, minha irmã e meu irmão estão indo para Miami. Tava tão empolgada com essa viagem pq várias coisinhas para o meu enxoval vão ser adquiridas lá. Mas com a notícia dessa gripe tava até achando melhor eles adiarem a viagem, não compensa a preocupação que vamos sentir.


Então procurei me informar melhor, entrei em contato com a Anvisa que passou o contato do médico infectologista da Vigilância Sanitária da minha cidade. Liguei pra ele e ele me passou algumas informações que me tranquilizaram quanto à ida para os EUA.

Fui informada do seguinte:
- Estão aconselhando cacelamento somente quando a viagem é para o México;
- A situação dos EUA, até o momento, não é tão preocupante, uma vez que foram detectados poucos casos, em apenas 5 estados, e nenhuma morte;
- Não há necessidade do uso de máscaras (mesmo assim falei com a family para usarem todos os minutos);
- É bom evitar contato próximo com as pessoas e lavar sempre as mãos.
Falou ainda que os casos que ocorreram nos EUA são mais brandos e os pacientes estão sendo tratados em casa. Fiquei um pouquinho mais tranquila com a ajuda dele, mas mesmo assim fui conferir o site do Centers for Disease Control and Prevention, que ele me passou. E de lá tirei mais algumas informações que acho que vale a pena serem compartilhadas:

O que eu devo fazer para não pegar a gripe?
Primeiro e mais importante: lave as mãos. Tente estar com uma boa saúde. Durma bem, esteja fisicamente ativo, controle seu stress, beba muito líquido, e coma comidas nutritivas. Tente não tocar coisas que possam estar contaminadas. Evite contato próximo com pessoas que estão doentes.

O que eu posso fazer para me proteger?
No momento, não há vacina disponível contra a gripe suína. Há ações que podem ajudar a prevenir os germes que causam doenças respiratórias como a gripe. Siga estes passos dia a dia para proteger sua saúde:
- Cubra seu nariz e boca com um lenço qdo tossir ou espirrar. Jogue o lenço fora depois de usar.
-Lave as mãos com frequência com sabonete e água, especialmente depois de espirrar ou tossir. Limpadores à base de álcool também funcionam.
-Evite tocar seus olhos, nariz e boca. Vermes são espalhados assim.
-Tente evitar contato próximo com pessoas doentes
-Se vc pegar a gripe suína é recomendado que vc fique em casa e tenha contato limitado com as outras pessoas para não infectá-las.
Qual a melhor maneira de lavar as mãos para evitar a gripe?
Lavar as mãos com frequência ajudará a manter distância dos vermes. Lave com sabonete e água ou limpe com limpadores à base de álcool. Recomendamos que quando lavar as mãos - com sabonete e água morna - vc lave por 15 a 20 segundos. Quando sabonete e água não estiverem ao alcance, lenços à base de alcool ou gel podem ser usados. Você pode acha-los na maioria dos supermercados e farmácias. Se usar gel, esfregue as mãos até o gel secar. O gel não precisa de água, o álcool presente nele mata os germes das suas mãos.

Eu posso pegar a gripe suína por comer ou cozinhar porco?
Não. O virus não é espalhado pela comida. Não há como pegar a gripe suína por comer porco. Produtos suínos são seguros quando comidos e preparados corretamente.

Bom, todas essas informações me deixaram um pouco mais tranquila... mas não sei... tenho medo dessas coisas!
Vamos torcer para que tudo isso seja controlado o mais rápido possível e para que essa gripe não cause mais vítimas.

5 comentários:

  1. Oi Mari,
    é uma pena... mas esta gripe está acabando com a alegria de várias pessoas... agora a situação já mudou e as viagens estão sendo canceladas... Meu sogro que mora lá está impedido de viajar! Mas tudo vai ser resolvido...
    Beijinho
    Erikilds

    ResponderExcluir
  2. Menina, também tô pirando com isso!! Meu irmão está nos EUA essa semana e minha mãe e eu só faltamos implorar para ele sair de lá logo!! Cruzes!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, já ia me esquecendo: fiquei interessada no seu destino de lua de mel!! Sul da França?? Onde exatamente? Vcs vão conhecer vários lugares?? Acho que é mais ou menos o que estamos procurando. Uma das minhas opções (e a preferida, por enquanto) é conhecer alguns lugares na Itália. Se der, me conte mais por e-mail (se preferir): belornelas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Dois buquês consecutivos, Mari?? Que sorte!! O mais perto que eu consegui foi esse!! Vixi!

    ResponderExcluir
  5. Ei Mari,

    Fechei desde o ano passado. Fechamos com o Pedro Zorzall pois não somos beeem o perfil noivo padrão com fotos posadas e tudo mais. Minha número um seria a Kika Antunes, mas desde novembro/2008 não tinha mais minha data.
    Beijo

    ResponderExcluir