terça-feira, 18 de outubro de 2011

Etiqueta para visitas a recém nascidos. A regra é uma só: bom senso!

Chegou a minha vez de falar sobre o assunto... Inspirada por textos que andei lendo ultimamente e levando em conta a minha experiência resolvi falar sem censuras.

Os motivos: atender alguns pedidos, esclarecer tantas pessoas que me perguntam, ajudar futuras mamães, que como eu, não tem coragem de impor sua vontade, e também me libertar das coisas chatas que passei.

IMPORTANTE LEMBRAR: as regras abaixo não se aplicam ao Lucas, não mais!!! Afinal ele já tem 5 meses e as visitas além de totalmente liberadas são super bem vindas!

Pra falar a verdade não restringi visitas e nem impus regras. De coração confiei no bom senso das pessoas, o que na realidade, nem sempre aconteceu, infelizmente. E talvez esse post tenha um pinguinho de mágoa, se é que posso falar assim... pois na época, ao invés de ter falado, exposto minhas ideias, fiquei com medo de ser indelicada (bobeira minha) e me calei, consequentemente me estressei!

Então as regras valem para a próxima gravidez! rsrsrs

É claro que a gente sabe que as visitas são demonstração de carinho o que é muito bom, porém o momento é um pouco delicado e acho que isso deve ser levado em consideração.

Em meio ao bom senso de alguns e a falta de senso de outros, teve uma atitude que ganhou o primeiro lugar tanto que daqui pra frente vai ser imitada por mim. Uma prima do marido ligou no dia que o baby nasceu, parabenizou, falou o quanto estava feliz e que sabia como esse início era delicado, que mais pra frente ligaria para combinar uma visita. Ela ligou depois de 2 meses perguntando se podia ir conhecê-lo. Achei o máximo!!! Demonstrou carinho, atenção e principalmente sensibilidade. Super elegante a atitude.

Bom, mas se você quiser de qualquer jeito visitar o bebê antes do tempo razoável, (pra mim 2 meses, quiçá 3), na minha opinião visitas na maternidade são melhores (apesar de a gente estar um caquinho e nadinha apresentável).

Em seguida minhas regrinhas de etiqueta:

- Ao chegar lave as mãos e passe alcool gel

- Jamais pegue nas mãozinhas do bebê, mesmo que você tenha acabado de lavar as mãos

- Beijar então, nem pensar

- Não use perfumes fortes

- Se estiver doente, que seja uma gripezinha, não apareça enquanto não estiver totalmente curada. Tem gente que vai e fala "ah, eu nem vou chegar perto porque estou gripada" O cúmulo!!!!

- Saia na hora de a mãe amamentar

- Na maternidade: se o médico chegar na hora de sua visita, saia e aguarde no corredor

- Não leve crianças. Crianças em idade escolar são um reservatório de bactérias, além de não conseguirem ficar quietas e nem falar baixo.

- Não peça mais lembrancinhas do que você ganhou

- Fique pouco tempo, a não ser que a mãe insista muito para você ficar mais

- Não peça para pegar o baby no colo

- Avise antes e cumpra o horário combinado, os minutos de uma recém mamãe são preciosos. Se combinar com dias de antecedência, sempre ligue no dia para confirmar. Os dias e principalmente as noites de um recém nascido são imprevisíveis.

- Não vá à noite

- Não tire fotos, se for tirar, tire sem flash, pleaaaaase

- Não leve a família toda, muita gente junta vira bagunça, é melhor ir aos poucos

- Respeite a maneira da mãe criar o filho não fique dando palpites no modo que a mãe age com o bebê, coisas do tipo "ele está com fome, só fica com a mão na boca", "ele está chorando porque está com frio/calor", "a mão dele está gelada, ele está com frio" e por aí vai...

- Não organize festinhas para o bebê, você não sabe se os pais estão dispostos

- Se o bebê estiver dormindo paciência, a prioridade é ele e você deve sim perder a viagem. Se a mãe permitir que você o veja mesmo que ele esteja dormindo faça silêncio, fique 5 segundos no quarto e fale baixo durante a visita.

Gente, é claro que isso tudo varia muito de acordo com o grau de intimidade que você tem com a mãe! Cada caso é um caso ok? No final das contas e resumindo tudo a única regra é: tenha bom senso!

3 comentários:

  1. Adorei a dica mariana, apesar de eu não ter baby (ainda) vou segiur o blog.
    também concordo com a maioria das dicas e costumo fazer visitas beeeeem depois que o baby nasce.
    Beijos.

    Alessandra Faleiro.

    ResponderExcluir
  2. Mari, ótima observação, pena que nem sempre as pessoas tem o bom senso, se tem, esquece.
    Eu também fiquei muito magoada na época que meu filho nasceu, mas seu post é pertinente para que nós não cometamos gafe...eu mesma, sempre espero um mês ou dois para fazer a visita.
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Mari, primeiramente, adorei o post de hoje! Essa é a realidade, e percebo principalmente nas pessoas que não tem filhos, que não sabem como lidar com a situação e pede pra pegar, fala alto, usa perfume( odeio meu filho fica com cheiro de adulto depois..afff) rs! Mas eu costumo, dizer educadamente algumas coisas, por exemplo: pede pra pegar eu digo: ahh, ele ta estranhando as pessoas agora, acredita? rs...ou quer pegar na mao dele, eu digo: ixii ele ta q poe as maozinhas na boca..rs, enfim, quando tenho liberdade, falo assim, e as outras pessoas, tem q ter paciencia..rs!
    Vc é de BH ne...fui ai, eu amei...amo o clima, amo a cidade, os shoppings, amo tudo em BH. Fomos a OUro Preto até o João foi..rs, amamos! Quando vier a Brasilia me avisa que marcamos de nos encontrar viu. UM beijaooo!
    Ju

    ResponderExcluir