Bom, começando do começo... Tenho um pouco de dó de quem não é de BH. Porque só aqui em BH tem Fany, e só na Fany tem a torta de chocolate mais perfeita do universo!
Outro dia, comendo a torta na loja do Ponteio fui lendo sobre a trajetória dessa senhorinha fofa... fiquei encantada! Ela começou tudo na base do erro e do acerto, experimentando e inventando!
Fiquei inspirada e decidi tentar imitar a tal torta. A receita é secreta, então lá fui eu pra cozinha tentar fazer algo que chegasse ao menos perto...
Tarefa difícil, minha torta ficou óootema, mas o gosto ficou diferente da torta da Fany. Porém... cheguei muuuito perto da textura do recheio, ficou muiiiito bom!
Vou compartilhar a minha receita e quem quiser colaborar para o meu experimento será super bem vindo! Quem sabe um dia consigo fazer uma igualzinha?
Bom, comecei com a minha receita normal de bolo:
- 3 gemas
- 2 xícaras de açúcar
- 3 colheres de manteiga
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 3 cabinhos de colher de fermento
- Nescau a gosto
- 3 claras em neve
Depois de assado e frio cortei o centro do bolo e tirei uma tampinha. Peguei todo o miolo do bolo e misturei com uma lata de leite condensado, um pouco de nescau e um pouco de leite. Tudo assim mesmo, sem medidas... só no olho.
Peguei essa mistura e coloquei dentro do buraco que ficou no bolo e depois tampei com a tampinha.
Para a cobertura:
- 2 latas de leite condensado
- 2 barras de chocolate ao leite
- 1 lata de creme de leite
Numa panela no fogo, coloquei o leite condensado e o chocolate derretido e fiz um brigadeiro. Depois desliguei o fogo e misturei o creme de leite pra ficar mais cremosinho. A receita sobrou, então acho que podia ser só uma lata de leite condensado e só uma barra de chocolate.
Aí cobri o bolo todo com a cobertura e deixei um tempo na geladeira. Eis o resultado!
Mariana, eu estava com saudade das postagens no seu blog que eu A-D-O-R-O!
ResponderExcluirE a sua intenção foi cumprida.
DEU ÁGUA NA BOCA!
Como não vou provar a torta que vc fez, o jeito será ir correndo à Fany.
beijos
Annabel
Mari, pra quem não sabia nada de cozinha vc está indo muitíssimo bem!
ResponderExcluirMe deixou com água na boca!!!!
Preciso ir conhecer BH com urgencia!
Me leva na Fany????
rsrsrsrs
Bjo
Mariliz
Oi Mariana,
ResponderExcluirTambém adoro fazer tortas e sobremesas diferentes a última que eu fiz foi Tiramissu mas ficou péssimo e eu segui a receita direitinho lá do GNT. Mas eu acho que é ruim mesmo a minha desconfiança é que eles abrasileiraram a receita com leite condensado. Mas enfim... nunca mais faço.
Eu tenho uma dica: Todo bolo tem que ter uma pitada de sal pra dar uma quebrada no açúcar, bolo sem sal fica sem graça. Cuidado não é pra salgar o bolo é tipo uma colher de café rasa, parece que não, mas faz toda diferença. Outra dica é substituir o Nescau por cacau em pó ele não tem açucar e é bem mais gostoso. Mas tem que tomar cuidado porque ele é muito forte.
Agora uma dúvida será que ela não coloca rum na torta ou outra bebida?
Bem já vou indo , abços.
Aline
Mariana,
ResponderExcluireu procuro essa recieta a seculos!!!
Vou tentar fazer com certeza. Mas eu imagino q eles usem uma mistura de cacau com nescau ou cacau com chocolate em barra...
eu acho q vc é prima de uma amigona minha, a Carina, q mora no Rio.
Concordo com o q vc disse: tb morro de pena de quem nunca comeu dessa torta:)
bjim
Lud
Lud, mas essa receita eu meio que inventei... se vc um dia descobrir o segredo da Fany me conta! rs
ExcluirCarina que mora no Rio? Não é minha prima não... Tem o mesmo sobrenome?
Bjos.
Amoooooooo a torta da Fanny, trabalhei alguns anos no Ponteio e comia pelo menos 1 vez por semana!! Hoje moro fora de Bh, minha terrinha mais que amada!!! Não encontrei uma torta igual em nenhum lugar!!! Comprava sempre uma inteira pro Natal!!! Fica a saudade!! Vou experimentar sua receita, pra matar a saudade!!!
ResponderExcluirOi!!! Como vc "molhou" o bolo na hora de rechear? Eu queria descobrir o segredo daquele caldinho delicioso que tem no bolo da fanny!!!
ResponderExcluir